quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Educação Sexual

Eu acho que esse assunto é algo muito importante... E tenho certeza de que não faríamos tanta besteira se ele "sexo" deixasse de ser mitificado.
Fato, nunca tivemos conversas francas com nossos pais! É muito fácil simplesmente exigir castidade para não lidar com o problema e deixar que a criatura em desenvolvimento aprenda na rua como se faz! Mas educar como se deve é complicado... Simplesmente se ignora que o/a filho/a tem uma vida sexual e reza pra não acontecer nada de ruim... Mas proíbem o/a filho/a de sair à noite, de dormir na casa de amigos... Será que os pais realmente acham que só dá pra fazer coisa errada durante a noite?! Será que eles não percebem que se não cuidarem da educação sexual do filho, qualquer outro tipo de cuidado pode simplesmente ir por água abaixo por conta de uma doença ou de uma gravidez?!


Traumas à parte, acho que a falta de diálogo de nossos avós para com nossos pais não é desculpa para que eles não tenham, ou não tenham tido, diálogo conosco por conta do desconforto que o tema remete, ou por pura vergonha. Acompanhar a vida sexual de um filho não é vergonhoso, muito menos estar compactuando com algo errado que ele faça, e aquela história de que a casa tem que ser respeitada e não se pode fazer na casa dos pais é só mais uma tentativa de afastar essa parte da vida do filho, além de um incentivo para que seja feito em qualquer lugar. Sexo é algo para ser tratado com naturalidade e maturidade, e nesta sociedade em que tudo acontece muito rápido, todos estão expostos ao apelo sexual na mídia, e os jovens se acham cada vez mais maduros (e às vezes o são), uma conversa franca é mais que necessária, além de uma postura tranqüila em relação ao assunto. A clandestinidade sempre abre mais brechas para se fazer do jeito errado.


Outro problema grave é a banalização. Me lembro de um texto escrito pelo Mion (sim, eu também me espantei), onde ele falava que era muito fácil simplesmente falar "faça com camisinha", mas que não se ouve em lugar nenhum falar "faça com amor".
Creio que, erroneamente confunde-se a liberação sexual com banalização, e a falta de uma boa formação da educação sexual em casa faz com que essa troca se torne verdadeira.
Educação sexual é mais do que falar pro seu/a filho/filha pra se previnir de gravidez e DST, acho que deve-se fazer uma conscientização de que sexo é mais que uma reação física à estímulos externos... É mais que um desejo carnal... É a comunhão carnal entre duas pessoas, algo íntimo e para ser partilhado apenas com pessoas realmente queridas, e não com o carinha que se conhece na balada.


A idéia é a de que seu corpo é o seu templo, e se você for mais religioso, é a casa que Deus te deu para receber sua alma. E, de repente, você deixa qualquer um entrar?! Deixa que sujem, que quebrem, vandalizem, e ainda acha que isso é legal?! Creio que muita da depressão que surge agora nos adolescentes se deve a uma vida sexual desregrada, como aquela frase comum "deprê depois da balada é normal"...
Não, eu não sou uma santa moralista, estou muito longe disso, já fiz sexo casual, e me odiei depois por ter feito. Acho que toda a minha experiência no assunto só me mostrou que uma conduta mais regrada leva a vários fatores positivos posteriores.
A intimidade entre um casal é fundamental para saciar as necessidades e vontades de cada um, não vejo como sair com qualquer um pode realmente saciar alguém...


Esses dias atrás foi o dia mundial de prevenção ao HIV, e é claro que um dos fatores que faz o vírus se espalhar é a promiscuidade... Não estou falando que devemos nos abster, mas a coisa começa com pequenos atos. Primeiro que teste de DST é gratuito em qualquer posto de saúde, e se você teve comportamento de risco, o teste é insubstituível. Depois, não é só porque você toma pílula que vai sair com qualquer cara e fazer sem camisinha, tem que ter em mente que gravidez não é a única preocupação.
Sei lá, quando é com carinho, com a pessoa que você gosta, é tão mais gostoso, por que fazer de qualquer jeito, com qualquer um?! Só pra provar para os seus pais que você não é mais criança?! Só pra provas pra si mesmo que você pode fazer qualquer coisa que quiser, e que o corpo é seu e que você faz o que quiser com ele?! 
Acho que nessas horas vale lembrar que tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém...


Tem que rolar mais auto-estima, mais amor próprio, a gente tem que se cuidar mais! O sexo é parte indispensável de uma vida saudável, assim como alimentação, e assim como esta, tem que ser feita do modo certo, para não trazer malefícios posteriores. De mais, é só diversão! ^^


E pra descontrair, um vídeo feliz ^^




Beijos a todos! ^^


P.S.: O link para fazer comentários foi concertado, fiquem à vontade! ^^

0 comentários:

Postar um comentário